quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A Tecnologia da Informação para o Gestor Público.


         Partindo do ponto que o aperfeiçoamento pessoal e profissional é um quesito essencial na era da tecnologia que estamos vivenciando e novos conceitos são formados todos os dias, conceitos das mais diversas variáveis. Um exemplo claro é a Tecnologia da Informação, assunto recente, bem definido e que vem ganhando mais relevância para a organização da cadeia de informação. Lembremos aqui a priori, que a Tecnologia da Informação (TI) discutida neste texto não deve ser confundido com a área que trata dos computadores, suas extensões e utilizações, que também é conhecido como TI. A Tecnologia da informação aqui tratada e que era basicamente era conhecida por três estágios básicos: São eles: os Dados, a Informação e o Conhecimento é uma ciência que está em plena ascendência e é também divulgada também pelo professor Valdemar W. Setzer, Engenheiro Eletrônico, doutor em Matemática e Prof. Titular no Depto. de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e mesmo após aposentado exerce extensa atividade como palestrante, sobre história e aspectos filosóficos da computação.
            Conforme vos apresento a ciência da Tecnologia da Informação que se trata de um estudo dos fatores relacionados e é apoiada pelo Prof. Valdemar, vamos juntos desvendado passo a passo os conceitos relacionados a ela. Este conjunto de fatores se inicia no primeiro ato da geração das informações, que se trata dos dados, um conjunto de caracteres, uma sequência de símbolos ou uma entidade matemática, que não possuem interpretação individual mas que unidos em um conjunto quantificável se transforma em uma informação, que se trata da interpretação individual da unidade do conjunto de dados e que por se tratar de uma leitura individual, pode, na maioria das vezes não ter valor científico, e sim, um valor de crença pessoal ou grupal da leitura dos dados, um bom exemplo seria visualizar a posição dos ponteiros no relógio (dado) e transformar em informação (leitura das horas), todos sabemos do que se trata.
            A partir daí vem um novo conceito, mais um passo na nossa leitura. O Conhecimento! Que se trata simplesmente do ato ou efeito de conhecer. Todos nós sabemos que o conhecimento acerca do exemplo citado acima e o que fazer com ele. No mundo empresarial, o conhecimento em geral é transmitido aos seus pares através de duas vertentes: A cultura organizacional e a política organizacional. A utilização destas duas vertentes do conhecimento é essencial para qualquer gestor, porém não será tratado neste texto, então sugerimos a leitura destes conceitos. Então, por fim, o último passo da TI, a competência, que indica um conjunto de características de um indivíduo que o ajudam a realizar as suas funções, isso é saber utilizar os três passos anteriores em função da melhoria contínua, seja pessoal, profissional ou coletiva.
            Agregando ao estudo indicado pelo Prof. Valdemar alguns contextos que nos ajudarão a entender esta ciência, podemos dizer que O valor da informação dependerá em grande parte de quão atual ela seja (atualização); A informação deve ser filtrada de tal forma que apenas seja considerada aquela com relevância para cada situação (relevância); Ainda que a informação verifique os três requisitos anteriores, a sua utilidade poderá ser prejudicada se não puder ser disponibilizada de forma imediata, no momento em que é solicitada (disponibilidade) e por fim, A informação só é informação se puder ser interpretada. De fato, de nada vale que a informação seja atual, precisa, relevante e disponibilizada em tempo oportuno se não puder ser entendida (legibilidade).
            Então, concluindo o nosso breve estudo, o Gestor Público atuante deve gerenciar as informações e reverter a favor das suas atribuições diárias a ampla utilização desta grade de conhecimento, pois é uma base sólida na a tomada de decisões assertivas, baseadas em ciência evitando assim prejuízo ao erário² e maximizando os recursos a favor do cidadão.





¹ A Tecnologia da Informação ou TI, é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardwaresoftwarebanco de dados, e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações. Leia mais em: https://www.adamsilva.com.br/tecnologia/o-que-e-ti/#ixzz5fYLyZna7.
² Conjunto dos recursos financeiros públicos; os dinheiros e bens do Estado; tesouro, fazenda.