quinta-feira, 25 de outubro de 2018


Atividade de Contabilidade Pública.


Autor: Marcelo Marcílio Machado.
Docente: Professora Aghata Frade Ferreira.

Joinville, 21/10/2018

Introdução:

Esta atividade de extensão tem o objetivo de analisar a execução das despesas públicas de um município por meio do Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Sub função do ano de 2017 que consta no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e no Portal da Transparência do Município de Joinville e entrevistar dez cidadãos residentes no município em questão para saber se eles têm conhecimento sobre tais despesas e sua opinião sobre as mesmas. Uma das preocupações é deixar este trabalho com uma linguagem clara, enxuta e simples para facilitar o entendimento a todos os leitores.

Desenvolvimento:

Analise dos dados:
Após criteriosa busca, descobrimos que as três maiores despesas do município são, em ordem de grandeza decrescente:

1 – Saúde: Foram gastos no município de Joinville, no ano de 2017 R$ 669.983.360,00 (Seiscentos e sessenta e nove milhões, novecentos e oitenta e três mil e trezentos e sessenta Reais) com a saúde dos moradores da cidade e região, pois a saúde de Joinville está conveniada com diversos municípios do Nordeste Catarinense, sendo que R$ 390.580.500,00 (Trezentos e noventa milhões, quinhentos e oitenta mil e quinhentos Reais) foram gastos com pessoal e encargos sociais.

2 – Educação: A segunda maior despesa do município de Joinville provém da Educação, onde no ano de 2017 foram utilizados R$ 549.684.000,00 (Quinhentos e quarenta e nove milhões, seiscentos e oitenta e quatro mil Reais) e pela segunda vez a maior fatia desta despesa foi com pessoal e encargos sociais, R$ 323.138.480,00 (Trezentos e vinte três milhões, cento e trinta e oito mil e quatrocentos e oitenta reais.

3 – Urbanismo: As obras de implantação e melhora da estrutura da cidade ficaram com a terceira maior fatia do bolo, R$ 390.168.000,00 (Trezentos e noventa milhões, cento e sessenta e oito mil Reais), e não fugindo a regra, as despesas com pessoal e encargos sociais utilizaram 50% desta verba municipal.


Entrevistas:

Aplicamos o seguinte questionário padrão, de forma quantitativa, a 15 moradores do município de Joinville:


Questionário para atividade de extensão em Contabilidade Pública IFSC.


Nome: __________________________________________

Idade: __________________________________________

Grau de instrução: ________________________________


Pergunta 1 - Enumere qual órgão ou quais são três maiores gastos da prefeitura de Joinville, sendo que o maior gasto deve ter peso 1 e o menor gasto deve ter peso 3.

(   ) Departamento de Trânsito e Transporte - DETRANS
(   ) Secretaria de Assistência Social - SAS
(   ) Secretaria de Administração e Planejamento - SAP
(   ) Câmara de Vereadores - CVJ
(   ) Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
(   ) Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA
(   ) Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Joinville - IPREVILLE
(   ) Hospital Municipal São José - HMSJ
(   ) Secretaria da Fazenda - SEFAZ
(   ) Secretaria de Educação - SED
(   ) Secretaria de Saúde – SES

Pergunta 2 – Escreva na linha o órgão que você escolheu e aponte com um X o quanto você acha que cada órgão que você escolheu, gasta anualmente para manter os serviços a população:

Órgão 1: _____________________________________________
(   ) Entre um milhão e 10 milhões.
(   ) Entre 10 milhões e 100 milhões.
(   ) Entre 100 milhões e 300 milhões.
(   ) Entre 300 milhões e 500 milhões.
(   ) Acima de 500 milhões.

Órgão 2: _____________________________________________
(   ) Entre um milhão e 10 milhões.
(   ) Entre 10 milhões e 100 milhões.
(   ) Entre 100 milhões e 300 milhões.
(   ) Entre 300 milhões e 500 milhões.
(   ) Acima de 500 milhões.

Órgão 3: _____________________________________________
(   ) Entre um milhão e 10 milhões.
(   ) Entre 10 milhões e 100 milhões.
(   ) Entre 100 milhões e 300 milhões.
(   ) Entre 300 milhões e 500 milhões.
(   ) Acima de 500 milhões.

Pergunta 3 – Você já procurou informações sobre os gastos da prefeitura alguma vez?

(   ) Sim.

(   ) Não.

Abaixo temos um quadro que apresenta a porcentagem real dos gastos de cada secretaria no ano de 2017.


Quadro das despesas gerais por unidade do município de Joinville em 2017.



 Quadro de compilação dos dados:

  


Resultados:

Após a análise e compilação dos dados quantitativos, os dados indicam que 86,66% dos entrevistados nunca procuraram informações sobre os gastos da prefeitura do seu município.
A maioria dos entrevistados (8 em 15) concorda que o maior gasto da prefeitura é na Câmara de Vereadores, sendo que esta ocupa o quinto lugar no ranking dos órgãos municipais que mais consomem os recursos públicos.
Já na análise monetária, os cidadãos entrevistados indicaram maior dúvida e apresentaram nas respostas valores muito abaixo dos valores gastos anualmente pelo município, um exemplo foi o da Saúde, no qual as indicações de dois entrevistados apontaram gastos entre 10 e 100 milhões anuais e outros dois entrevistados apontaram gastos entre 100 e 300 milhões anuais. O gasto real anual da Secretaria da Saúde com os serviços revertidos a população de Joinville e do Nordeste Catarinense foi de R$ 669.983.360,00, quase setecentos milhões em 2017.
Um fator preocupante é que quase 50% dos valores arrecadados nas três secretarias estudadas é utilizado com pessoal e encargos sociais. Sugerimos então, como tema para próximos estudantes e interessados, um estudo mais profundo das contas públicas para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão relativas ao município de Joinville.

Referência:

Portal da transparência da Prefeitura Municipal de Joinville através do link: