segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Peça já seu orçamento!


Feliz 2018 com ótimos negócios!


Permita-se!


O céu e o inferno - O Monge e o samurai.

A vida do samurai andava um inferno.

Aquele samurai se perguntava se não teria desviado do caminho ao cortar cabeças indefesas e não ajudar inimigos em dificuldades.

Teria ele perdido o poder da compaixão? Teria ele perdido a honra? Por que sua vida estava um inferno e como seria alcançar o céu?

As dúvidas levaram o guerreiro em busca de um local sagrado – na esperança de encontrar um mestre que o tirasse de seu inferno e lhe ensinasse o que era o céu  Chegando lá, o samurai exigiu ser levado à presença do monge chefe.  O homem armado de espada ouviu os ensinamentos do outro, armado de uma colher.

O mestre parou de falar e com sua colher remexeu cuidadosamente o cozido de legumes na panela. Voltou a falar que a prática da preparação diária do alimento é a mesma prática do caminho da iluminação.

E voltou a mexer o cozido, borrifando temperos que ao caírem na panela exalaram vapores aromáticos...

Só que o samurai não queria saber de prática de “mestre cuca” coisa nenhuma! Ele não queria perder tempo da sua “busca espiritual” com futilidades diárias como culinária. Rompeu o silêncio dos vapores:

- Mestre: Quero que me ensine sobre o céu e o inferno.

O monge olhou longamente para o samurai. Reparou em seu calçado enlameado, em sua espada embainhada, em sua mente inquieta.

- Você não vai encontrar o que busca. Sua presença deixa este templo feio e sujo. Seria melhor que saísse daqui agora!

O sangue do samurai aqueceu mais rápido do que as panelas e em um movimento ele desembainhou a espada e a encostou no pescoço daquele monge.

O monge permaneceu parado e quieto, mirando o samurai com profundidade e disse:

- Espere. Agora você já sabe o que é o inferno. Isto é o inferno!

O astuto espadachim ficou espantado com a coragem e dedicação do mestre. Entendeu que a sua maior desonra não seria receber um insulto e sim praticar um ato violento.

O desejo de paz invadiu o guerreiro. Uma onda de compaixão o arrebatou.

O monge, enfim, enxergou o olhar iluminado e compassivo do samurai:

- Agora você já sabe o que é céu. Isto é o céu.

O céu e o inferno estão dentro de nós mesmos!
Depende somente de nós a escolha.